Por uma sociedade apta a defender a liberdade, preservar sua história e construir um futuro digno, íntegro e próspero.

Instituto Civitas

Por uma sociedade apta a defender a liberdade, preservar sua história e construir um futuro digno, íntegro e próspero.

ENCERRAMENTO DE MANDATO NA PRESIDÊNCIA NO INSTITUTO CIVITAS

Caros associados, chegamos a mais um término de gestão, a segunda desde a fundação do Instituto Civitas, o que significa que alcançamos a marca dos 5 anos de história e este é um marco relevante que nos convida a refletirmos sobre o trabalho que desenvolvemos até aqui, nosso recente passado, e o nosso futuro.

Depois dos 3 primeiros anos de atividade que focaram principalmente na construção formal do Instituto, incluindo a formulação do seu Estatuto, a definição dos Princípios e Valores que constituem o alicerce de todas as nossas iniciativas, o registro dos documentos nos órgãos competentes, a contratação de escrituração contábil, a criação do site, video institucional e os perfis nas diversas redes sociais, alcançamos o momento de dar início aos projetos propriamente ditos. Ainda nesta primeira gestão foram criados produtos como a Sala Civitas, o Civitas Cast, o Civitas Debates, entre outros. A produção de artigos próprios e a publicação de artigos de terceiros, assim como o apoio à iniciativas alinhadas aos valores do instituto e a redação de cartas abertas à nação e à instituições específicas encerram o rol das atividades desenvolvidas nesse período.

Chega então a segunda gestão, iniciada em 1º/08/2023 e encerrada neste 31/07/2025.

Neste período o Instituto manteve ativos todos os seus produtos já mencionados, emitiu relevante Nota de Esclarecimento por ocasião da eleição para os Conselhos Tutelares em 2023 e registrou participação, com transmissão ao vivo, na Marcha pela Vida, realizada em Washintgton DC, EUA, tudo isso até meados de 2024.

A segunda metade desta gestão enfrentou a redução da possibilidade de participação mais ativa de muitos dos seus membros, considerando as várias frentes de ação a que muitos se viram impelidos por força das circunstâncias especiais que a nossa nação enfrenta neste exato momento. Ainda assim conseguimos realizar 1 Sala Civitas e lançamos o projeto Civitas Artigos no Youtube, além da publicação de artigos no site e redes sociais e a conclusão da descrição de todos os nossos Princípios.

Alcançamos aquele que costuma ser um ponto de inflexão para a imensa maioria dos empreendimentos humanos: a completude do quinto ano. Este é o período em que normalmente se enfrenta a primeira crise e, na maioria das vezes, as iniciativas sucumbem. Mas a parcela menor que, com resiliência, perseverança e bom ânimo consegue vencer neste momento, costuma alçar vôos mais altos. Fortalecidas pelas adversidades desenvolvem maturidade e crescem, renovadas.

Escrevo essa breve missiva com o sentimento que o Instituto Civitas situa-se na condição do seleto Segundo grupo.

E o faço por três motivos principais: 1) Tive o privilégio de conhecer e conviver mais estreitamente com mentes brilhantes irmanadas pelos mesmos propósitos. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos estes que ombrearam comigo nessa jornada, de forma muito especial aos Diretores, membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal; 2) Encerro este mandato devolvendo o bastão da Presidência ao meu amigo Guilherme Azevedo, donde a semente desta árvore nascente, nossa querida Araucária, nasceu. Guardo a Certeza que volta para as melhores mãos; 3) Toda tempestade é prenúncio de calmaria, e o que vivemos hoje, enquanto nação e sociedade, é a treva densa que antecede e anuncia um porvir Luminoso, onde a Fé, a Liberdade, a Prosperidade e a Dignidade humana serão os faróis condutores deste novo tempo. O Instituto Civitas tem consciência disso e sabe do papel fundamental que os pequenos grupos organizados, prudentes, constantes e lúcidos têm nesse novo cenário, como multiplicadores de Princípios e Valores imperecíveis que desde há muito vem sendo dilapidados pela ordem vigente que começa a ruir.

Despeço-me não com o sentimento de dever cumprido, pois meu Espírito auto-exigente sempre pede “um pouco mais”, mas com a alegria e gratidão de ter podido servir a este valioso propósito.

A todos os amigos da Família Civitas fica aqui o meu Muito Obrigada e, à nova gestão que inicia, meus votos de que Deus os abençoe e illumine a fim de que esta árvore cresça e multiplique, a 30, 50 ou 100 por 1.

Forte abraço.

Chapecó, SC, 31 de Julho de 2025.

Sandra da Silva Kucera

Presidente do Instituto Civitas

Ago23-Jul25

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *