DIA DAS MULHERES
(Por Sandra Kucera)
A despeito da posição antifeminista de muitos, que mais os tornam aquilo que pretendem combater: fundamentalistas de opinião, podemos refletir que o 08 de Março é, assim como outras convenções sociais, uma data importante, afinal de contas, vivemos em sociedade e as convenções fazem parte da nossa vida, rechaça-las com azedume mais demonstra desarmonia interior do que a proposição de uma alternativa para o sentimento comum.
As mulheres têm a capacidade incomum de fazer várias coisas ao mesmo tempo, e ter outras tantas no radar, como os filhos, que carregam consigo por onde quer que vão. São capazes de sacrifícios e renúncias silenciosas que passam desapercebidos na maioria das vezes. São frágeis e fortes, intensas e trágicas, sábias e tolas, sensíveis e racionais, tudo ao mesmo tempo, num eterno e maravilhoso paradoxo que encanta e enche a vida de todos ao seu redor.
Nem melhores que os homens, nem piores, apenas diferentes, complementares, pois Deus nada faz sem propósito.
Movimentos humanos tem se levantado na pretensão de lutar por “igualdade” entre homens e mulheres, perguntamos: como é possível igualar o que é divinamente desigual? No campo social, é necessária a igualdade perante a lei e o respeito mútuo, de resto, a harmonia, a beleza e a riqueza da vida estão justamente na singularidade de cada ser criado.
Dentre os movimentos de libertação das mulheres, nenhum há que se compare àquele iniciado por Jesus: amou sem esperar delas nada em troca (numa época em que os costumes as deixavam naturalmente à margem do convívio social), conversou, conviveu, ensinou e acolheu todas as mulheres que encontrou. No momento final na cruz, acercou-se delas, e foi a uma mulher que reapareceu triunfante após a crucificação. Ao contrário de outros movimentos que libertam as mulheres para se tornarem escravas dos seus supostos libertadores, Jesus as libertou para a Vida, e para a Vida em abundância.
Nosso desejo neste dia é que tua busca por liberdade não te conduza ao cativeiro, e que possas dedicar uns minutinhos do teu dia para agradecer a dádiva de representar na Terra, o mais próximo do amor de Deus.
Feliz Dia das Mulheres!