QUE VENHA 2024
Quando o homem detém seu olhar sobre as coisas terrenas, sobretudo aquelas que ele próprio criou, ou sobre as escolhas que tem feito e o rumo que as instituições humanas tem seguido, pode concluir sobre o futuro sob o manto do temor e da dúvida.
Porém se a sua atenção voltar-se para a natureza, sobretudo os seus ciclos, perceberá que há uma ordem e uma harmonia que pairam acima dos dramas humanos, e contra a qual o indivíduo ou a coletividade é incapaz de ameaçar.
As estações se sucedem encerrando os anos, caem as folhas no Outono, descansam as paisagens no Inverno para tornar a florescer na Primavera e frutificar no Verão, num ato incessante de doação à vida.
Essa é a verdadeira força que comanda a existência, e todo homem que tentar oferecer obstáculos será como a pedra no caminho de caudaloso rio, sua destinação invariável é ser arrastado pela torrente mesma que tenta conter e controlar.
Aguardamos 2024 com a certeza de que tudo o que estiver contra essa ordem natural e moral duradoura passará. A despeito das folhas caídas na estrada do hoje, o sol já desponta no horizonte convidando os homens ao Trabalho, à Esperança e à Confiança.
Que venha 2024!
Instituto Civitas
31.12.23