Por uma sociedade apta a defender a liberdade, preservar sua história e construir um futuro digno, íntegro e próspero.

Instituto Civitas

Por uma sociedade apta a defender a liberdade, preservar sua história e construir um futuro digno, íntegro e próspero.

Civitas apoia o Programa Famílias Fortes

 “A coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns” (G.K Chesterton)
Essa assertiva, ao lado da afirmação de Da Vinci, “A simplicidade é o último grau da sofisticação”, expressam o pensamento do Instituto Civitas sobre a Instituição Família e expressam nossa motivação em apoiar o Projeto Famílias Fortes, da Secretaria Nacional da Família, no âmbito do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Toda invenção, toda descoberta, toda obra literária, todo esforço humano admirável e transformador, teve início em um berço, fruto de um homem e uma mulher. Como somos dotados de livre-arbítrio e representamos cada qual um universo, não há garantia absoluta de que uma família sólida e estruturada forme homens igualmente fortes e maduros, mas há a certeza de que as chances aumentam muito. Nas tempestades da vida costumamos vislumbrar dentre os relâmpagos do horizonte, um FAROL e uma ILHA: a FÉ e a FAMÍLIA.
A primeira nos eleva e encoraja; a segunda nos sustenta e nos acolhe. O homem que perdeu a Fé e não possui um porto seguro para atracar vez que outra, a fim de retemperar as forças para prosseguir na jornada, perdeu tudo. Vivemos um momento em que essas duas forças vêm sendo relativizadas, quando não vilipendiadas, tornando o homem vulnerável a ideias perniciosas. Por isso é tão importante apoiar iniciativas que visem à elevação espiritual do homem e proteção da família.
O Programa Famílias Fortes é uma metodologia de prevenção ao uso de álcool e outras drogas por meio do fortalecimento dos vínculos familiares para famílias com crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O conteúdo é baseado na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças. Visa o bem-estar dos membros da família a partir do fortalecimento destes vínculos e do desenvolvimento de habilidades sociais. Baseia-se no fato de que uma relação positiva entre os familiares cria condições favoráveis para o bom desenvolvimento dos filhos, e tende a afastá-los de condutas de risco. Além disso, o programa também fomenta a construção de uma visão de futuro nos jovens, que passam a mirar objetivos e ideais nobres para as suas vidas.
Link para o programa: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/familia/familias-fortes-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.