Por uma sociedade apta a defender a liberdade, preservar sua história e construir um futuro digno, íntegro e próspero.

Instituto Civitas

Por uma sociedade apta a defender a liberdade, preservar sua história e construir um futuro digno, íntegro e próspero.

ENCERRAMENTO DE MANDATO NA PRESIDÊNCIA DO INSTITUTO CIVITAS

Caros associados, é com enorme satisfação que vos escrevo essa missiva como forma de agradecimento pela confiança em mim depositada para assunção do cargo de Presidente do Instituto Civitas.

Após três anos, encerro meu mandato muito orgulhoso pelo que – juntamente com os membros da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e demais associados – construímos. Aproveito a oportunidade para relembrar datas e ações relevantes.

Dia 7 de abril de 2020, no âmbito de um bate-papo em um grupo de mensageria eletrônica, imbuídos do propósito de contribuir positivamente para a preservação de valores e o desenvolvimento de nossa sociedade, tivemos a ideia de criação de um instituto.

Em 23 de abril de 2020, realizamos aquela que podemos considerar a primeira reunião do Civitas, há exatos três anos, três meses e oito dias. Na ocasião, eramos apenas cinco cidadãos, futuros cofundadores, geograficamente distantes, porém, filosoficamente aproximados, sob o desejo de contribuir concreta e eficazmente para o futuro do Brasil. Reunimo-nos por videoconferência e iniciamos a estruturação e elaboração de nosso estatuto. Após essa reunião, criamos o primeiro grupo de whatsapp dedicado ao Instituto e, gradualmente, passamos a selecionar e convidar pessoas alinhadas a somar forças ao projeto.

A partir de então, além das interações no referido grupo, passamos a realizar uma ou duas reuniões semanais para discussão e construção de nosso estatuto, sobre o qual muito pensamos, debatemos e, por fim, escrevemos cláusula por cláusula, palavra por palavra.

Em 10 de maio de 2020, após apreciação de nove nomes sugeridos para batizar o instituto, fizemos uma votação preliminar para escolha e encaminhamento dos três mais votados a profissionais de comunicação. Quando do retorno dos comentários profissionais sobre cada opção, realizou-se uma nova votação e o nome Civitas foi escolhido por unanimidade. Seu significado – “cidades”, “cidadania” ou “comunidade” – é muito representativo para o Instituto, estando, inclusive, presente, implícita ou explicitamente, em nosso estatuto.

Em 9 de junho de 2020, exatos 47 dias após a primeira reunião, finalmente, concluímos o nosso documento mais importante, nosso farol, o Estatuto Social do Civitas, que traz não apenas regras de governança, como também os princípios e valores que devem orientar as ações do Instituto.

É norteador fundamental do Civitas a determinação estatutária de observação aos seguintes onze princípios: direito à vida humana; a existência de uma ordem moral duradoura; consagração pelo uso; prudência; multiplicidade dos indivíduos e das instituições; falibilidade humana; direito à propriedade privada; subsidiariedade; limites prudentes ao poder e às paixões humanas; conciliação entre permanência e mudança; e liberdade com responsabilidade.

Além disso, é um grande diferencial ter um estatuto que estabeleça a defesa dos seguintes dezesseis valores: estado liberal; soberania e segurança nacional; garantia da ordem social, moral e jurídica; democracia representativa; isonomia formal perante a lei; livre iniciativa; defesa pessoal e patrimonial; transparência; cidadania; importância e autoridade da família; proteção à infância; formação clássica do indivíduo; proteção à vida humana desde o ventre; restrição às drogas; proteção à cultura judaico-cristã; e responsabilidade individual.

Em 12 de julho de 2020, após diversas opções serem aventadas, discutidas, desenhadas e consideradas, os fundadores escolheram a árvore como símbolo do Civitas, decidindo também sobre as cores e a fonte da logomarca. Algum tempo depois, após muito refletir sobre qual espécie melhor retrataria nosso símbolo, escolhemos a Araucária, árvore típica da américa do sul cuja origem remonta cerca de 200 milhões de anos. Nosso símbolo, a árvore, representa o que é virtuoso e resistiu aos testes do tempo, valor fundamental ao Civitas.

Em 20 de julho de 2020, realizamos a assembleia de fundação do Instituto Civitas, com seus catorze fundadores, ocasião em que foram eleitos os primeiros ocupantes da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. Nesse dia, eu tive a honra de ser convidado pelos fundadores e aceitei o enorme desafio de assumir o cargo de primeiro Presidente do Instituto Civitas.

Em 27 de julho de 2020, demos entrada com o Estatuto Social do Civitas no Registro Civil de Pessoas Jurídicas na cidade do Rio de Janeiro.

Em 29 de julho de 2020, após muitos debates internos e reuniões com o prestador de serviços de desenho gráfico, recebemos a versão final do nosso Manual de Identidade Visual, com nossa marca muito bem estruturada.

Em 14 de maio de 2021, finalmente, recebemos o registro de fundação do Civitas do RCPJ e, em seguida, obtivemos nosso número CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. A partir desse dia, iniciamos contratações diversas, tais como conta bancária, provedor de internet e administradora de cartão. Além disso, criamos nossas redes sociais. Enfim, o Civitas iniciou sua trajetória formal.

Em 23 de outubro de 2021, conseguimos colocar nosso site civitas.org.br no ar. Nesse dia, também realizamos nossa primeira assembleia após a fundação, com encontro de parte dos associados presencialmente em Niterói–RJ e os demais por videoconferência. Após a assembleia, os associados e seus familiares que compareceram presencialmente se reuniram em um jantar, tradição que procuramos manter desde então.

Em 9 de julho de 2022, realizamos nossa segunda assembleia, ocasião em que reforçamos junto aos associados a ideia de ver o Civitas como um instrumento eficaz para contribuir de maneira relevante na preservação do que temos de valor, aprimorando gradualmente o que precisa ser conservado.

Em 11 de março de 2023, realizamos nossa terceira assembleia e promovemos a eleição de novos membros para a Diretoria Executiva, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal, todos com início dos respectivos mandatos em 1 de agosto de 2023.

Hoje, dia 31 de julho de 2023, completam exatos três anos, três meses e 8 dias desde a primeira reunião para elaboração do estatuto, aquela que podemos considerar como a primeira reunião do Civitas. Desde então, realizamos uma caminhada de muitas conquistas. Além daquelas já relembradas anteriormente, vale destacar também as seguintes:

 Criação do vídeo institucional de apresentação do Civitas, com elaboração de texto e roteiro integralmente conduzida pelos associados.

 Criação de nossa frase de apresentação: Por uma sociedade apta a defender a liberdade, preservar sua história e construir um futuro digno, íntegro e próspero.

  Confecção de placas decorativas e canecas com logotipo do Civitas.

  Criação da Sala Civitas, ambiente para encontros virtuais frequentes entre os associados Civitas.

  Apoio ao projeto cultural A Grande Jornada do Homem.

 Produção de conteúdos de qualidade, em texto e vídeo, com divulgação frequente no site e nas redes do Civitas em variadas plataformas, resultando na conquista orgânica de seguidores no Instagram, Twitter, Facebook, Telegram e Youtube

 Criação de produtos dentro do canal de Youtube do instituto:
o Civitas Debate – três ou mais pessoas debatendo determinado tema;
o Civitas Opinião – um associado opinando sobre tema relevante;
o CivitasCast – entrevista presencial com convidado em estúdio;
o Civitas Live – entrevista semanal com convidado por videoconferência; e
o Civitas Cortes – seleção, corte e divulgação diária de trechos dos vídeos produzidos e publicados.

 Divulgação de projetos culturais alinhados aos valores do Instituto.

  Elaboração e divulgação da Carta Aberta à Petrobras, com desdobramentos relevantes, incluindo a resposta formal, por e- mail, da Companhia ao Instituto.

  Reunião do Civitas com a Brasil Paralelo para aproximação e apoio.

  Acordo com o escritório de contabilidade Revoe para prestação de serviços de contabilidade pro bono para o Civitas.

  Adesão de quatro novos associados, formando dezoito, catorze fundadores e quatro contribuintes. Além da inclusão de outros quatro novos aspirantes a associados que vêm mantendo o convívio conosco.

  Inspiração e orientação para criação de outros dois institutos.

  Parceria para apoio na elaboração e revisão de material escolar.

Por tudo que já desenvolvemos até hoje, presto agradecimento a todos os associados que investiram parte de seus valiosos tempos em alguma atividade do Civitas, seja na ocupação de algum cargo de diretoria ou conselho, seja como voluntário em alguma iniciativa. Todos são responsáveis pelo que o Civitas produziu e se tornou.

Presidir o Instituto em seus três primeiros anos de existência foi uma experiência ímpar, desafiadora e, sobretudo, intelectualmente enriquecedora. As pessoas que se uniram nesse projeto são diferenciadas e a interação desenvolvida proporcionou uma aproximação valorosa que frutificou amizades genuínas de valor incomensurável. Juntos, investimos parte de nosso precisoso tempo nesse projeto voluntário e, hoje, chega a hora de passar o bastão da presidência. Salutar renovação para conservação, conciliando permanência e mudança.

Àqueles que assumirão novos mandatos a partir de 1 de agosto de 2023, desejo inspiração, serenidade e consistência. O desafio pode ser grande, mas a recompensa é ainda maior. Deixo uma saudação especial a nova presidente eleita do Instituto, minha queria amiga Sandra Kucera, que aceitou o convite de me suceder e que, tenho certeza, cumprirá essa nobre função com muita competência e amor.

Durante meu mandato, busquei estimular os associados a refletir sobre o que podem fazer pela comunidade, com o apoio do Civitas, ponderando que somos um grupo de cidadãos que se associaram em um instituto com o propósito de, voluntariamente, na medida de nossas possibilidades, contribuir para a conservação de valores virtuosos, com a certeza, assim, de estarmos ajudando a construir algo benéfico e duradouro.

Cada regra, cada régua, cada escolha, cada descarte, cada cor, cada dor, cada palavra, cada som, cada letra, cada traço, cada erro, cada acerto, cada minuto investido desde que iniciamos essa caminhada foi fundamental na construção da nossa história, constituindo as raízes profundas que nutrem e o tronco forte que sustenta o Instituto Civitas, como uma árvore frondosa que, com a benção de Deus, continuará crescendo e frutificando.

A todos vocês, amigos da Família Civitas, meu muito obrigado.

Rio de janeiro, 31 de julho de 2023.

Guilherme Azevedo da Silva
Presidente do Instituto Civitas

 

One thought on “ENCERRAMENTO DE MANDATO NA PRESIDÊNCIA DO INSTITUTO CIVITAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *